quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

O último post desse blog



Fala galera, quanto tempo!  Esse é um post muito importante, onde vou falar sobre o que tem acontecido, e também sobre o que está por vir. Mas em primeiro lugar quero rapidamente recapitular a minha história aqui, para quem não lembra ou tá conhecendo agora. Bem-vind@!

Esse blog nasceu nos primórdios de 2012, algum tempo depois do lançamento da minha primeira música gravada, "O Homem", que surgiu apenas como brincadeira pra um grupo de Facebook, e que me fez voltar a ter vontade de compor e gravar (eu já fazia algumas musiquinhas bobas quando era criança mas não tinha nada gravado). Naquele mesmo ano juntei algumas composições novas e duas dessa época (Salvem o Planeta e A Vida No Nordeste), e assim surgiu É Ruim Mas Só Tem Esse, meu primeiro álbum. Usando o violão que ainda era meu único instrumento e uma bateria virtual consegui gravar aquelas 8 músicas, além da intro e dos bônus do álbum. Não foi nada profissional, muito pelo contrário, mas foi algo que eu gostei de fazer e que me deu vontade de fazer mais, e melhor.

No ano seguinte e já com uma guitarra saiu o Grito Mudo, com 10 músicas novas e uma bônus, uma qualidade um pouco melhor que o primeiro, mas ainda com erros de sincronia e desafinação. O plano era lançar um álbum novo todo ano, só que em 2014 a minha ideia era um projeto chamado "Napolitano", que seria um álbum de regravações do ERMSTE, músicas novas e covers. Mas a única música nova daquele ano foi "Maribondo Moribundo", então o álbum foi apenas de covers. Não ficou tão legal assim, mas eu gostava tanto dessas músicas que dava vontade de tocar e gravar, e acabei fazendo. E o vídeo especial de lançamento tinha ficado bem legal também.

Em 2015 eu acabei relaxando um pouco e não lancei nada novo, mas em 2016 saiu o primeiro single com melhor qualidade, um longo rap chamado "O Alienígena", junto com um clipe que deu bastante trabalho pra fazer. Após isso a vontade de fazer músicas voltou, mas a minha prioridade era terminar meu livro que só ficou pronto no final de 2018, por isso em 2017 também não cheguei a gravar nada, mas já tinha umas ideias na cabeça, incluindo a Chamada Perdida.

Em 2018 eu já estava com algumas letras prontas para o novo álbum que se chamaria Chamada Perdida mesmo, porém o meu foco antes de tudo era finalizar o livro. Nesse meio tempo eu tinha uma crush forte que me deixou meio despirocado das ideias, e já que eu quebrei a cara por ter falhado miseravelmente em conseguir algo, dessa situação toda nasceram duas músicas que eu não esperava, mas acabou sendo uma adição legal ao meu repertório: "Dead_Dreams" e "Lagoa Azul", essa última sendo um experimento em um gênero diferente que estava em alta, o trap. Enfim, esse evento foi a gota d'água para me dar a motivação necessária para mudar a minha mente e ter um pensamento e visão de mundo mais positivo e otimista a partir dali. Foi quando eu resolvi cortar meu cabelo que era bem grande (e nunca ficava do jeito que eu queria) e adotar práticas como meditação, lei da atração, equilíbrio de chackras, litoterapia, estoicismo e coisas do tipo, algo que realmente me ajuda até hoje em questões como ansiedade, auto-estima, confiança, timidez e coisas do tipo que sempre me prejudicaram. Pra registrar e validar toda essa mudança foi que eu lancei no último dia daquele ano a minha "primeira nova música", Will to Change.

Vale ressaltar que desde o meu "hiato" em 2015 a qualidade técnica deu uma boa melhorada. No final de 2017 eu consegui um teclado e no final de 2018 um baixo, e nesse meio tempo descobri um programa capaz de simular pedais de guitarra de todos os tipos, que explodiu minha mente por não conhecer antes. Também passei a usar um programa de tablaturas para criar a bateria com o ritmo certo, e aprendi umas noções de mixagem em um outro programa bem fácil de mexer com alguns instrumentos virtuais muito bons, já que não sou nenhum técnico de áudio e tudo que faço é totalmente sozinho sem nenhum equipamento avançado, apenas meu PC e os instrumentos. Mas em comparação às primeiras gravações, já tá algo quase profissional.

Agora vamos ao famigerado ano de 2019. Que finalmente está acabando, e eu presumo que todos vocês também estejam exaustos e assim como eu não vêem a hora de 2020 chegar. Inúmeras tragédias, crises ambientais, um novo governo que nem vou me dar o esforço de comentar... Além de todos esses eventos externos, não sei se foi só comigo mas também houveram muitos acontecimentos pessoais bem complicados. Em um único mês (setembro), eu fui assaltado e perdi meu celular, e semanas depois perdi meu pai de uma maneira muito repentina e inesperada, o que obviamente abalou toda a família e amigos, e foi o momento mais difícil da minha vida, mas com o apoio de várias pessoas e com o auxílio das práticas que eu mencionei estão me ajudando bastante a passar por essa fase e lidar com tudo isso. Eu tenho certeza que só tenho esse amor pela arte por influência dele,
que sempre me apoiou em tudo que eu faço, e até conhecia algumas músicas como O Homem e A Vida No Nordeste que de vez em quando tocava em um dos CDs que eu tinha gravado com as músicas que ele gostava.

Enfim, o álbum novo já poderia estar pronto esse ano, mas o meu primeiro semestre foi focado na peça que eu participei em junho, mas mesmo assim - e ainda com meu quarto em obras com todas as minhas coisas amontoadas na sala - eu conseguir gravar e lançar o clipe da Chamada Perdida. Em Janeiro enquanto estava viajando li um livro chamado "O Caminho Para a Felicidade Suprema", onde me deparei com a palavra Equanimidade, que tem um significado que representa tanto esse momento da vida que decidi que esse seria o nome do álbum.


Equanimidade
Por Cleoneide Neiva em 2007-08-26
1.Ânimo inalterável, sempre igual, tanto na adversidade como na prosperidade. 2. Espírito sereno, equilibrado. 3. Correção e imparcialidade.
Equanimidade significa serenidade de espírito. É um estado natural e relaxado, a capacidade de experimentar de maneira estável as diferentes situações do mundo físico, das sensações, da mente e dos fenômenos. É caracterizada pela profunda tranqüilidade, completamente livre de oscilações. Nada paga o preço de estarmos felizes por nós mesmos. Alcançando esse estágio, até mesmo os relacionamentos ficam mais fáceis de se lidar, de pensar usando a razão ao invés do coração. Isso traz uma paz incomensurável.


Nesse ano também tive outras ocupações que me tomaram tempo de dedicação ao álbum, terminei meu curso de games, mas logo comecei um preparatório para o ENEM, auto-escola e continuando no teatro em um novo módulo, mas eu sei que mesmo com esses cursos eu poderia usar meu tempo livre e gravar essas músicas de uma vez. Confesso que sou um procastinador profissional, e passo mais tempo no youtube e jogando do que deveria. O ideal seria lançar o Equanimidade ainda em 2019, mas acho difícil já que falta pouco pro ano acabar, e só algumas músicas estão prontas, outras falta terminar a letra e melodia, e outras são apenas ideias que talvez nem sejam incluídas como foram planejadas antes. Espero ter mais tempo para poder terminar de uma vez logo, não sei como vai ser ano que vem, vou ter pouco tempo em janeiro já que vou viajar quase o mês todo, depois espero entrar na faculdade ou conseguir um trabalho (ou os dois, melhor ainda KKKKK), mas prometo que o meu foco será em terminar esse álbum de uma vez por todas.

E para finalizar, preciso agradecer de coração caso você tenha lido isso até o final, talvez tenha sido muita coisa, é que eu realmente gosto de escrever (até porque passei 5 anos escrevendo um livro de quase 400 páginas KKKKKKK). Enfim, me entristece um pouco o fato de que em todos esses anos foram muito poucas as vezes que recebi algum comentário ou feedback sobre o que faço aqui. O mesmo serve para meu livro, que em quase um ano lançado ainda não teve nenhum leitor, ou se teve, não me disse nada sobre o que achou. Eu já devo ter falado disso, mas talvez a culpa dessa falta de audiência seja a minha própria insegurança, ou vergonha, não sei bem explicar, mas não fico mostrando pessoalmente tudo que faço, apenas posto no perfil e espero que as pessoas se interessem em ver. Não tenho muitos amigos próximos que ajudem na divulgação das músicas ou do livro, isso também deve ter contribuído para esse problema. Eu pretendo passar a divulgar sem medo a partir de agora, contando também com ajuda daqueles que gostarem do que eu faço.
As músicas que virão estarão de uma maneira que eu espero ser o suficiente para agradar bastante pessoas, porque quero deixar o mais profissional possível para talvez conseguir publicar em plataformas como Spotify que gerem mais acessos e talvez o interesse de alguma gravadora ou coisa do tipo, mesmo sabendo que isso seja bem difícil, já que não são compatíveis com o tipo de música que se vê nas grandes mídias hoje em dia.

E para não dizer que o título desse post é clickbait ou coisa do tipo, esse realmente é o último post desse blog. Apesar de eu adorar postar aqui, blog já é algo meio ultrapassado, e eu preciso de uma maneira mas eficaz de divulgar meu trabalho musical, além de postar atualizações. A página do Facebook é legal para isso, mas não suficiente. É claro que vocês devem curtir e ativar notificações pra saber sempre que sair algo novo (pode crer que demora um pouco kkkkk), mas faltava algo mais personalizado e atraente, por isso eu criei um site para as minhas músicas (que na verdade é uma parte separada de um site maior que engloba tudo que eu faço), e lá você vai encontrar com facilidade todas as letras, álbuns, clipes, etc, e uma página inicial com atualizações no formato de blog, mas de um jeito mas organizado. Ainda não está 100% pronto, mas já tem tudo que precisa. E pra marcar o fim desse blog e a jornada rumo ao lançamento do novo álbum, em breve será postado lá um teaser do Equanimidade. Essa imagem borrada do começo na verdade é a capa do álbum que já está pronta, e vai ser revelada nesse teaser! Por isso não se esqueça de curtir a página, se inscrever no canal do youtube e adicionar o site nos seus favoritos, ele também funciona legal no celular, o link é:

bit.ly/juan-oliveira-musica


É bem curto e fácil de lembrar. Se por acaso clicar na logo no fim da página vai voltar pro início do site geral, então basta clicar na página músicas para entrar de novo no site das músicas.

É isso, espero ter o mínimo de sucesso daqui pra frente na divulgação das músicas, e que o álbum saia logo. Esse blog vai ficar pra sempre marcado comigo por esses 7 anos de registro das minhas aventuras musicais. Eu não pretendo apagar nada, para que todos possam conferir os posts antigos e coisas do tipo. Aqui me despeço, desejo do fundo do coração um ótimo 2020 e uma ótima vida a todos. Vocês podem me acompanhar e mandar mensagens na página e no Instagram, além dos perfis artísticos do Instagram e Twitter. Um grande abraço e até a próxima!

Juan Oliveira




Nenhum comentário:

Postar um comentário